Nota: esta lista pode ser atualizada à medida que questões de opressão e discriminação são desenvolvidas e novos termos são cunhados.
Continuando com a listagem de termos…
Mononormatividade: sistema que impõe a monogamia como a única forma válida de relacionamento afetivo, atacando toda prática não-monogâmica.
Fetichemisia: toda discriminação contra fetiches e sues praticantes.
Patriarcado: sistema que coloca homens (principalmente cis) como a classe mais privilegiada em detrimento das mulheres (e demais identidades de gênero).
- Misoginia: toda discriminação contra mulheres.
- Misoginoir: toda discriminação contra mulheres negras. Intersecção entre misoginia e racismo.
- Neurosexismo: tipo de sexismo que afirma que diferenças de personalidades e comportamentos entre homens e mulheres têm base neurológica, que os cérebros possuem “sexo”.
Fememisia: toda discriminação contra a feminilidade. Tem ligações com questões patriarcais e também heterossexistas e cisnormativas.
Mascunormatividade: toda discriminação contra toda expressão que não seja a tradicional masculina; pode também beneficiar outras expressões consideradas masculinas em algum nível/aspecto (em qualquer pessoa). Tem ligações com questões patriarcais, heterossexistas e cisnormativas.
Racismo: sistema construído num processo histórico-social em que uma etnia (ou raça) tem dominância sobre outra(s). Os racismos vigentes são contra etnias africanas, asiáticas e indígenas, incluindo descendentes e pessoas multirraciais.
- Colorismo: discriminação específica pela cor da pele. Enquanto racismo em si costuma se orientar por uma etnia (ou raça), colorismo se orienta apenas pela cor, e pode ser praticado por pessoas da própria etnia.
Etnocentrismo: toda ideologia que é contra outras culturas ou outros países, podendo gerar islamomisia e antissemitismo e possivelmente xenomisia.
Nativismo: toda ideologia que é contra pessoas imigrantes, podendo gerar xenomisia.
- Xenomisia: toda discriminação contra estrangeires, seja de outra cidade, outro estado, ou outro país.
- Islamomisia: toda discriminação contra muçulmanes e sua doutrina e cultura.
- Antissemitismo: toda discriminação contra o povo judeu e sua cultura.
Classismo/Elitismo: sistema intimamente ligado ao capitalismo que favorece as classes socioeconômicas “maiores” enquanto ataca e opera contra as classes “menores”. Elitismo costuma se referir a uma elite – um grupo separado e privilegiado por dinheiro e/ou também por outros atributos, como habilidades, conhecimento, experiência, etc – que é colocada como superior ao resto da sociedade.
- Academicismo: toda discriminação contra pessoas analfabetas ou com pouca escolaridade/conhecimento linguístico. Pode ser praticado por pessoas de qualquer classe, mas ainda tem ligação com questões elitistas. Também descreve a valorização da academia e de quem a acessa em detrimento das demais pessoas.
- Aporomisia: toda discriminação contra pessoas pobres.
Linguicismo: toda discriminação baseada numa língua ou linguagem e/ou dialetos e sotaques. Faz intersecção com xenomisia e academicismo.
Capacitismo: sistema de exclusão, estigmatização e marginalização de pessoas com deficiências e neurodivergentes.
- Corponormatividade: toda discriminação contra corpos que saiam do que é considerado como normal ou aceitável, falando em termos de anatomia geral e condições físicas, o que engloba deficiências e outras características (ex: sexto dedo).
- Sanismo/Psicomisia: toda discriminação contra pessoas neurodivergentes.
- Audismo: toda discriminação contra pessoas surdas.
Eugenia: ideologia que prega a superioridade de uma categoria de pessoas, e que, portanto, só essa deve se reproduzir e popular o mundo. Possui uma conexão histórica com antissemitismo e racismos, também podendo interseccionar com capacitismo e dicisheterossexismo.
Putemisia: toda discriminação contra trabalhadories do sexo. Tem fortes ligações com questões de classe e possivelmente patriarcais e heterossexistas.
Soromisia: toda discriminação contra pessoas soropositivas para HIV. Possui ligações com questões envolvendo ciseterossexismo, capacitismo e putemisia.
Tamanhismo: sistema que engloba discriminações baseadas em altura e peso.
- Altismo: toda discriminação contra pessoas com alturas consideradas atípicas, principalmente pessoas baixas.
- Gordemisia: toda discriminação contra pessoas gordas.
Etarismo: sistema que engloba discriminações específicas por idades; especificamente contra pessoas idosas (gerontomisia) e contra crianças (pedomisia) e adolescentes (efebomisia). Também engloba o adultismo, que descreve a dominância de adultes sobre crianças e adolescentes.
Aparentismo: sistema que impõe determinada(s) norma(s) de aparência e beleza/estética, excluindo então pessoas fora dela(s). Pode também envolver questões de racismo, capacitismo, etarismo, tamanhismo, e talvez outras.
- Cacomisia: toda discriminação contra pessoas consideradas feias ou sem atrativos.
Ateomisia: toda discriminação contra pessoas ateístas.
Especismo: a ideologia que coloca a espécie “humana” (homo sapiens) como superior a todas as outras e também à natureza em geral. Pode se estender a valorizar algumas espécies mais do que outras (ex: gates e galinhas). Também inclui o carnismo, que é uma ideologia que defende o consumo da carne por pessoas homo sapiens.
Kinmisia: toda discriminação contra pessoas otherkin.
Furrymisia: toda discriminação contra pessoas furries.
Vegamisia: toda discriminação contra pessoas vegetarianas e veganas.
Há outras discriminações sem termos mais específicos. Alguns exemplos incluem discriminação contra pessoas albinas, canhotas, e usuárias de drogas. Outras que possuem termos específicos e que não foram citadas incluem discriminações entre certes povos e nações em contextos isolados.