Termos referentes a grupos

Lista de termos que se referem a grupos relacionados com a comunidade LGBTQIAPN+ (dentro ou fora dela) e outros segmentos sociais.

Grupos relacionados à atração

Heterodissidente (não-hétero): termo que define toda pessoa que não pode ser descrita apenas como “hétero”, ou que ao menos não seja hétero em uma de suas orientações.

Monodissidente: termo que define toda pessoa que não seja mono no contexto de orientação, ou que não pode ser descrita apenas como mono.

Mono: termo com dois sentidos; a) que se refere a pessoas com atrações por um gênero, e b) que se refere a pessoas monogâmicas. Não é uma identidade, apenas um descritor.

Multi: termo que engloba toda pessoa que sente atração por mais de um gênero (bi, poli, pan, etc). Pode ser uma identidade de atração.

Alo: termo que se refere a toda pessoa que não seja a-espectral. Não é uma identidade, apenas um descritor. Pode ser descrito como “toda pessoa com uma atração integral, frequente e constante”.

A-espectral: termo que se refere a pessoas com atrações ausentes, parciais, condicionais ou circunstanciais, como nos exemplos de pessoas assexuais e arromânticas e dos espectros.

Periorientade: termo para pessoas que possuem a mesma orientação em todos os tipos (ex: ume pansexual panromântique), ou também que pode ser descrita com apenas uma orientação.

Variorientade: termo para pessoas com orientações diferentes entre os tipos (ex: ume gay birromântique). Há pessoas que podem se encaixar nisso e não achar as diferenças relevantes.

Grupos relacionados a gênero e sexo

Cisdissidente (não-cis): termo que define toda pessoa que não se encaixa na definição de cis. Ou seja, pessoas trans, não-binárias, ipso, e qualquer outro grupo fora da cisnorma.

Cisgênero (cis): termo para toda pessoa que está de acordo com o gênero designado no nascimento.

Transgênero (trans): termo guarda-chuva para toda pessoa que não está de acordo com o gênero designado no nascimento.

Não-binárie (n-b): termo guarda-chuva para toda pessoa que não seja totalmente ou integralmente ou homem ou mulher. Pode ser uma identidade de gênero.

Não-conformista de gênero (NCG): termo para toda pessoa com uma expressão de gênero que não é esperada pela sociedade (exs: homens afeminados, pessoas andróginas, etc).

Não-conformista de linguagem (NCL): termo para toda pessoa que usa pessoalmente uma linguagem que não seja aceita ou imposta socialmente, o que inclui neolinguagens e pessoas que usam as linguagens padrão fora da lógica normativa.

Intersexo: termo para pessoas com características anatômicas congênitas que não se encaixam nas classificações médicas dos sexos “típicos”.

Perissexo: termo para pessoas que não são intersexo.

Altersexo: termo amplo que engloba a) possíveis sexos que não se encaixam em perissexo ou intersexo ou sexos que sejam fictícios, b) corpos que transicionaram fisicamente, ou c) pessoas que almejam uma anatomia sexual totalmente distinta do que ainda é possível na espécie homo sapiens.

Ipsogênero (ipso): termo para pessoas intersexo que estão de acordo com o gênero designado no nascimento. Termo exclusivo para esse grupo devido ao mesmo estar fora dos padrões pericisnormativos.

Ultergênero (ulter): termo para pessoas intersexo que não estão de acordo com o gênero designado, e que também não se identificam como trans.

Utrinquegênero (utrinque): termo para uma pessoa de acordo com o gênero designado, mas cujo corpo passou por uma transição física. É o caso de: a) pessoa de um sistema onde alguém dele escolheu transicionar; b) pessoa intersexo que passou por mudanças físicas e se distanciou dos padrões peri-cis.

Isogênero (iso): termo que pode ser usado para quem não é nem cis ou trans, ou que não se encaixa nas outras modalidades de gênero.

Grupos relacionados a tipos de afetividades

Aquileane: termo que engloba homens atraídes por homens, exclusivamente ou não. Define toda relação entre dues ou mais homens.

Sáfique: termo que engloba mulheres atraídes por mulheres, exclusivamente ou não. Define toda relação entre dues ou mais mulheres.

Diamórique: termo para pessoas não-binárias que priorizam a não-binaridade em suas relações. Define também toda relação em que há uma ou mais pessoas não-binárias.

Enebeane/Embiane: termo que engloba pessoas não-binárias atraídas por outras pessoas não-binárias, exclusivamente ou não. Define toda relação em que todes são não-bináries.

Duárique: termo para toda pessoa binária atraída por outras pessoas binárias, exclusivamente ou não. Define toda relação entre homem e mulher.

Não-mono: termo referente a toda pessoa não-monogâmica.

Outros grupos

Questionando: termo para pessoas que estão procurando entender melhor sua orientação e/ou identidade de gênero e/ou seu sexo, explorando a ideia de serem ou não parte da comunidade.

Dissidente: termo geral para toda pessoa da comunidade LGBTQIAPN+; tem praticamente o mesmo uso que a palavra queer. É muito comum ser usado junto com “corpo” (corpos dissidentes).

Variante: termo geral para toda pessoa fora das normas de orientação e gênero. Surgiu como uma alternativa de queer.

Neurodivergente (ND): termo referente a pessoas com neurodivergências, condições mentais atípicas (autismo, depressão, bipolaridade, etc).

Sistema: termo usado no contexto de multiplicidade, que define um corpo compartilhado entre duas ou mais consciências (antigamente “múltiplas personalidades”).

Racializade: termo para toda pessoa que não seja branca e alvo de algum tipo de racismo; ou seja, pessoas negras/pretas, indígenas, amarelas, multirraciais, e qualquer outra possibilidade.

Otherkin: termo para indivíduos que se identificam parcial ou totalmente como seres que não sejam “humanos”.

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: