Termos referentes a grupos

Lista de termos que se referem a grupos relacionados com a comunidade LGBTQIAPN+ (dentro ou fora dela) e outros segmentos.

Grupos relacionados à atração

Heterodissidente (não-hétero): termo que define toda pessoa que não pode ser descrita apenas como “hétero” em uma ou mais de uma de suas atrações (sexual, romântica, etc).

Mono: termo com dois sentidos; a) que se refere a pessoas com atrações por um gênero, ou b) que se refere a pessoas monogâmicas.

Multi: termo que engloba toda pessoa que sente atração por mais de um gênero (bi, poli, pan, etc).

Alo: termo que se refere a toda pessoa que não seja a-espectral.

A-espectral: termo que se refere a pessoas com atrações ausentes, parciais ou condicionais, como nos exemplos de pessoas assexuais e arromânticas.

Periorientade: termo para pessoas que possuem a mesma orientação/atração em todos os tipos (ex: ume pansexual panromântique).

Variorientade: termo para toda pessoa com orientações/atrações diferentes entre os tipos (ex: um gay birromântico).

Grupos relacionados a gênero e sexo

Cisdissidente (não-cis): termo que define toda pessoa que não se encaixa na definição de cis. Ou seja, pessoas trans, não-binárias, ipso, e qualquer outro grupo.

Não-conformista de gênero (NCG): termo para toda pessoa com uma expressão de gênero que não é esperada pela sociedade (exs: homens afeminados, pessoas andróginas, etc).

Não-conformista de linguagem (NCL): termo para toda pessoa que não usa pessoalmente apenas a linguagem designada, seja o/ele/o ou a/ela/a.

Perissexo: termo para pessoas que não são intersexo, que possuem corpos que se encaixam nas classificações médicas dos sexos “típicos”.

Ipsogênero (ou ipso): termo para pessoas intersexo que estão de acordo com o gênero designado no nascimento.

Grupos relacionados a tipos de afetividades

Aquileane: termo que engloba homens atraídos por homens, exclusivamente ou não. Define toda relação entre homens.

Sáfique: termo que engloba mulheres atraídas por mulheres, exclusivamente ou não. Define toda relação entre mulheres.

Diamórique: termo para pessoas não-binárias que priorizam a não-binariedade em suas relações. Define também toda relação em que há uma ou mais pessoas não-binárias.

Enebeane: termo que engloba pessoas não-binárias atraídas por outras pessoas não-binárias, exclusivamente ou não. Define toda relação em que todes são pessoas não-binárias.

Duárique: termo para toda pessoa binária atraída por pessoa binária, exclusivamente ou não. Define toda relação entre um homem e uma mulher.

Não-mono: termo referente a toda pessoa não-monogâmica.

Outros grupos

Dissidente: termo geral para toda pessoa da comunidade LGBTQIAPN+; tem praticamente o mesmo uso que a palavra queer.

Neurodivergente: termo referente a pessoas com neurodivergências, condições mentais atípicas (depressão, bipolaridade, etc).

Racializade: termo para toda pessoa que não seja branca e alvo de algum tipo de racismo; ou seja, pessoas negras, indígenas e asiáticas e pessoas multirraciais.